domingo, 10 de maio de 2020

CARTA PARA OS 30 ANOS

 

A gente vive se preparando para nosso primeiro beijo, a primeira menstruação, a primeira experiência sexual, o primeiro fora/desilusão amorosa, mas ninguém te prepara para envelhecer. Sim gente, estou falando sobre alcançar a terceira idade e de bem com o fato, ninguém te fala sobre as mudanças de perspectivas, sobre suas prioridades, sobre os cabelos brancos, sobre poder ser feliz e recomeçar, porque observe que maravilhoso você ainda está vivo.

Pausa para entender que eu sei não estar na terceira idade, mas eu convivo com várias mulheres que estão, acalmem seus corações e não esvaziem o termo “lugar de fala”.

Ontem uma amiga elogiou a minha tranquilidade de lidar bem após os 30 e meu pensamento/resposta foi “porque isso nunca existiu enquanto uma questão para a minha cabeça”. Só no inicio de 2020, eu descobri o que significava aquele lance de Renato Russo com a música Vinte e Nove, “e aos vinte e nove com o retorno de Saturno, decidi começar a viver”, que segundo os astros Saturno demora entre 28 a 29 anos para dar uma volta no sol e seria o momento em que as pessoas começam a “amadurecer”.

Enfim!

Não vi Saturno voltar porque estava emocionalmente fudida, saindo de uma relação em que mais uma vez havia sido traída pelo meu companheiro, mais uma vez voltava a me questionar o que havia feito de errado, o Saturno retornou me dizendo que eu não era suficiente, me fazendo questionar o porquê era tão difícil se relacionar comigo.

Pausa para agradecer a Thiago por naquele momento ter me dito que o problema não era eu, obrigada você é o melhor Gru que conheço. ^^

Lidar com a tão famosa era balzaquiana não me atingiu porque eu não tava nem olhando para ela, eu queria sobreviver, me reerguer da vergonha que foi mais aquela relação falida, que eu ainda tentei manter mesmo sob todas as perspectivas do que eu já sabia não estar certo, acreditando que aquela poderia ser a minha mais segura e correta garantia de felicidade.

Então chegou os 29, passei pelos 30 e recomecei a viver talvez aos 31 e de lá para cá mudou tanta coisa, foi um caldo tão bem tomado que eu levantei tirando areia do biquíni e me preparando para retomar quando a maré baixasse de novo.

Eu sei e acompanho o quanto é difícil envelhecer para as mulheres, rola as cobranças pessoais dos planos que não saíram como queria, ai vem a cobrança normalmente de familiares perguntando e ai “cadê o namorado(a)/vai casar quando/e a criança”, na área profissional se você não se realizou a chance de recomeço acaba com um “se enterre infeliz naquela profissão”, o corpo passa a responder de formas diferentes, os cabelos podem ficar brancos...

Pausa para fazer um importante apelo, se você tem uma amiga (o) que está começando a ganhar seus primeiros fios brancos, eu vou te contar um segredo ela/ele também está vendo, não precisa que você com expressões de espanto fale coisas como “nossa você está com muitos cabelos brancos/você não pretende pintar/você se incomoda”. Porque muito provável esses cabelos brancos já foram notados, se ela não teve incomodo talvez a sua pergunta a faça ter e o mais importante, não é da sua conta o corpo do outro. Passe bem! Ahhh, e a aquela piada de que “mulheres não envelhecem, ficam loiras”, não, pare agora.

Se você é uma mulher que está chegando aos 30 anos, xô te contar, é ótimo viver. Se você assim como eu já passou dos 30, mulher tá maravilhosa a vida né!? Se você está num relacionamento fudido porque está se aproximando dos 30 e acha que depois dali ficará impossível conseguir uma relação que lhe permita ter uma cria, repense isso, estou aqui (no facebook ou no instagram) caso queria conversar sobre isso.

 

Ps¹. Sobre a vida maravilhosa falada acima é fora a situação anual do COVID-19, não sou doida.

Ps². Fiquem em casa!

 

 

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário